Testes de farmácia

03 de fev de 2014

Geralmente, quando acontece o atraso menstrual, a primeira coisa que a mulher faz é correr para a farmácia. Isso porque o teste é rápido, barato e mais fácil do que o exame de sangue.

Apesar de parecer não tão seguro quanto o de sangue, hoje em dia, alguns testes de farmácia são mais sensíveis e detectam primeiro a gestação do que o exame de sangue. Isso aconteceu comigo e foi aí que descobri que nem todo teste é igual ao outro.

Todos são feitos com a urina da mulher, alguns podem ser feitos a qualquer hora do dia e outros só com a primeira urina. Isso porque a urina da manhã é mais concentrada e, caso a mulher esteja grávida, tem mais hormônio também.

Quando você for comprar um teste na farmácia, é importante verificar no rótulo como deve ser sua utilização e fazer conforme escrito.

Tipos de testes de farmácia

  1. Com a primeira urina do dia
  2. Qualquer hora do dia
  3. Com 1 dia de atraso menstrual
  4. 4 dias antes do atraso menstrual

Formas de mostrar o resultado positivo

  1. Duas listras
  2. Uma cruz
  3. Digital (aparece escrito “grávida” e de quantas semanas aproximadamente)

Marcas mais populares

  1. Gravtest
  2. Confirme
  3. Clearblue

Média de preços dos testes de farmácia

Entre R$7,00 e R$45,00.
testes de farmácia

Claro que eles variam de acordo com o tipo de opção que oferece. Os mais caros, às vezes até mais que um de sangue, são os que detectam a gestação antes mesmo do atraso menstrual. Eles são bem sensíveis a poucas quantidades do hormônio Beta HCG presente na urina e podem indicar a gestação antes mesmo do exame de sangue.

Para um resultado seguro, seja ele em teste de farmácia ou de sangue, é recomendado que se espere 10 dias de atraso menstrual, pois antes disso pode ocorrer o falso negativo, que é quando a taxa do hormônio está bem baixa e os exames não conseguem detectar.  Falso positivo não acontece (salvo casos raros de doenças que podem fabricar o hormônio beta HCG), por isso se seu exame deu positivo, você está grávida!

Na hora de escolher qual o teste de farmácia que vai comprar, veja qual sua necessidade (primeira urina, qualquer momento do dia, quantos dias de atraso menstrual) para não ter risco de comprar um que não te atenda. O ideal que que se espere pelo menos 5 dias de atraso, pois assim a gravidez – ou não – será detectada mais facilmente. Quando fazemos um exame e ele dá positivo, apesar de turbilhão de sentimentos, já temos ali a resposta, mas se dá negativo, aumenta nossa ansiedade e dúvida, por isso que esperar uns dias é aconselhável.

Espero ter ajudado!

Beijos,