Trabalho: o que fazer após os filhos?

28 de mar de 2016

Quando nasce um filho nasce também uma mãe. Ser mãe é um sentimento inexplicável que só quem é entende este amor incondicional.

Somente quem é mãe consegue entender o que significa “Padecer no Paraíso”. É abdicar das nossas vontades em prol à felicidade dos filhos.

É deixar de comer, de dormir, de sair… mas também é flutuar de alegria a cada etapa de desenvolvimento conquistada. É desejar trabalhar fora quando estamos em casa, e desejar estar em casa quando trabalhamos fora.

O fato é que a maternidade trás inúmeras transformações na vida da mulher. E dentre elas a Carreira é sempre a mais afetada!!

Há três possíveis cenários para a mãe após a maternidade:

  1. Retornar ao trabalho após a licença maternidade:

A maioria das mães ficam aflitas em deixar seu bebe aos cuidados de terceiros, mas para quem sempre trabalhou foram abandonar a carreira é uma decisão muito difícil e só é tomada quando o salário não vale o custo com os cuidados do bebê ou quando a mãe já estava insatisfeita no trabalho.

A mãe que volta para o trabalho sofre a cada ligação de casa ou da escola! E não é só isso, vive tendo que equilibrar todos os pratos na tensão de que uma hora um deles irá cair. Como é difícil sair do trabalho para levar o filho ao médico ou ir à uma reunião da escola. Emendas de feriado são um pesadelo na vida desta mãe que não tem com quem deixar o filho para ir trabalhar. Mas este não é o único pesadelo! Trânsito, reuniões inacabáveis, criança doente e os dias em que a babá resolve faltar parecem um terror noturno!

 

  1. Abandonar a carreira e dedicar-se exclusivamente aos cuidados dos filhos, da família e da casa:

Apesar da oportunidade de acompanhar de perto cada etapa do desenvolvimento dos filhos, esta mãe sofre com a dependência financeira do marido. Além disso a vida exclusiva de leva e trás, escola, atividades, almoço, roupa, casa… geram um sentimento de exaustão e alienação do mundo. O pior é que depois que os filhos crescem muitas se sentem deprimidas por não encontrarem mais um sentido para a vida;

 

  1. Trabalhar em home office / Empreender:

No Brasil há algumas empresas que oferecem oportunidade de trabalho em home office, mas isso ainda é muito raro. Por este motivo, as mães que tem o objetivo de trabalhar em home office acabam empreendendo ou trabalhando como autônoma.

O 3º cenário é a única opção para quem não quer abrir mão dos filhos e nem da carreira, porém muitas mães acabam se frustrando nesta jornada por se sentirem tão sozinhas e sem direção. Foi por este motivo que eu criei o Programa Mamãe de Sucesso que visa apoiar mães que buscam por uma oportunidade de trabalho em homeoffice.

Mas é importante que você saiba que trabalhar em casa não significa assistir sessão da tarde comendo pipoca, mas você pode sim fazer isso em um dia que seu filho estiver doente, precisando de atenção. Trabalhar em casa não significa trabalhar menos e tampouco que você não terá pratos para equilibrar, mas sim que você está no controle da situação e poderá priorizar aquilo que for mais importante para aquele momento e, melhor ainda você pode escolher trabalhar com o que você ama e com isso ficará muito mais motivada.

Se você deseja trabalhar em homeoffice saiba que há muitas oportunidades, mas antes de embarcar em qualquer uma delas é fundamental que você encontre o ponto de intersecção entre suas paixões, habilidades, e o que o mercado precisa e está disposto a pagar (demanda).

vanessa1

É esta a oportunidade que você deve agarrar, porém uma boa dose de autoconhecimento é fundamental para que você encontre esta oportunidade. No Programa Mamãe de Sucesso nós mergulhamos a fundo em quem você é qual a vida que você quer ter para a partir deste ponto fazer um planejamento adequado da sua nova carreira.

Participe dos webinários gratuitos do Programa Mamãe de Sucesso e descubra os 3 passos essenciais para mamães que desejam empreender sua paixão e ter mais flexibilidade e qualidade de tempo com seus filhos.

vanessa2

Quem escreve hoje é a Vanessa Ribeiro. Ela é Administradora, especialista em Gestão de Projetos, Coach, Empreendedora Digital, mãe da Gabi, do Re e do Dan, fundadora do blog www.mamaedesucesso.com e idealizadora do Programa Mamãe de Sucesso.

Beijo,